Organização e Rotina
"Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã..." O que você sente quando ouve esses versos de Chico Buarque? Você é daquelas pessoas que acham rotina e organização uma grande chatice?
Muita gente acredita que manter uma vida organizada, com rotinas definidas é sinônimo de mais trabalho e de uma vida monótona, sem criatividade e espaço para curtir e desfrutar os momentos. Mas isso não é real, na verdade, posso dizer que é justamente o contrário, ter rotina, casa organizada, horários definidos, planejamento de atividades, tanto pessoais como profissionais, ajudam muito no aumento de produtividade e também no bem-estar emocional.
Se organizando, você vai ver que vai sobrar muito mais tempo para simplesmente curtir o que quiser, não vai perder tempo com questões que não precisariam ser pensadas diariamente se já estivessem definidas e organizadas.
Veja o que você ganha se organizando e estabelecendo uma rotina:
- Melhora do Estresse e desgaste emocional: Você se lembra da sensação de ver um espaço organizado ou ter feito um ✔ em uma tarefa? O efeito que isso gera é diretamente relacionado ao bem estar, sensação de prazer e realização, além de aumentar a motivação.
- Economia de Tempo e Dinheiro: Quando se tem a vida organizada, as chances de perder tempo dando voltas para cumprir uma tarefa diminuem muito, você saberá o que precisa fazer e quando. E no aspecto financeiro essa economia também é visível, por exemplo, ao deixar de comprar coisas que já tem na dispensa, mas nem sabia que estavam lá.
- Melhora na procrastinação: Procrastinar é deixar uma tarefa para depois, hábito que causa um estresse enorme, já que a vida vai virando uma grande lista de pendências. Muitas vezes, procrastinamos porque não queremos ou achamos que não vamos dar conta de lidar com determinado tema e caímos na armadilha de acreditar que deixar para depois é uma boa alternativa, isso só aumenta os níveis de ansiedade, já que essa pendência fica o tempo todo nos lembrando que precisa ser resolvida. Quando conseguimos nos organizar, procrastinar deixa de ser uma válvula de escape.
- Ter metas e um caminho para trilhar: Ter um sonho é o que nos move, todos precisamos ter um plano de vida porque assim nos organizamos para alcançá-lo. Quando sabemos o que queremos, temos como definir o que precisamos fazer para atingir a meta, seja ela qual for. Pessoas desorganizadas tendem a não ter clareza do que desejam, vão vivendo, dia após dia, sem muitos critérios e, geralmente, sem ver sentido na vida.
Para quem não é organizado, o caminho para mudar os hábitos não é tão fácil, demanda repensar na forma como está conduzindo sua vida, nos planos, nas atitudes e muitas vezes a reorganização é muito mais emocional do que relacionada às questões práticas.