Perguntas Frequentes

  1. Para que serve a terapia?
    A psicoterapia é a ferramenta que auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos para lidar com as questões emocionais. Tanto pode ser indicada para desenvolver o autoconhecimento, como tratamento auxiliar nos Transtornos de Humor ou Personalidade.
  2. Quando vou ver resultados?
    O processo de psicoterapia é único, cada pessoa fará o seu trajeto, sendo impossível falar em prazos. Porém, o alívio de poder falar sobre sentimentos é percebido desde o início e vai se ampliando com o passar do tempo.
  3. Terapia é para sempre?
    Não necessariamente. Algumas pessoas gostam tanto do processo que fazem por vários anos, às vezes, dão uma pausam e logo retornam. A ideia não é criar dependência da terapia ou do terapeuta, mas sim desenvolver recursos para lidar com as emoções nas diversas fases da vida.
  4. Por que as sessões precisam ser semanais?
    As sessões são semanais para que exista o encadeamento das discussões e reflexões sobre os pontos trabalhados. Intervalos longos entre sessões não favorecem a percepção dos pontos abordados e não levam a elaboração e construção de novos modelos mentais.
  5. Terapia online funciona?
    Desde 2018, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento online (Resolução CFP n° 011/2018). Com a pandemia essa forma de atendimento cresceu muito, se mostrando tão eficaz quanto o atendimento presencial. Hoje tem a preferência, tanto dos profissionais quanto dos pacientes, visto que se tornou um facilitador para manter o processo de psicoterapia, principalmente nas grandes cidades, com problemas de trânsito e longos deslocamentos. Além disto, permite que brasileiros que moram em outros países possam continuar ou iniciar a terapia.
  6. Aceita convênio médico?
    O atendimento é somente particular, porém a maioria dos planos médicos oferecem a opção de reembolso.
  7. Como funciona o sistema de reembolso?
    1. Para solicitar reembolso, é necessário ter um encaminhamento médico (de qualquer especialidade) para psicoterapia. Nesse encaminhamento deve constar o CID, data, assinatura eletrônica ou carimbo do médico.
    2. Forneço a nota fiscal e relatórios que o convênio solicitar
    3. Pelo aplicativo é possível fazer a solicitação, anexando o encaminhamento médico e a nota fiscal
    4. O valor de reembolso é variável de acordo com o que foi contratado com o plano médico. É possível saber o valor que você tem direto consultando a opção “prévia de reembolso” no aplicativo. O valor que é apresentando é referente a 1 sessão. Esse valor será multiplicado pelo número de sessões discriminado na nota fiscal
    5. O prazo de reembolso segue as particularidades e regras de cada plano