Terapia de Casal é a solução para um relacionamento?

Terapia de Casal é a solução para um relacionamento?

Primeiramente precisamos pensar no que significa “solução para um relacionamento”.

É pouco provável que um casal entre em crise repentinamente, o que tende a acontecer é que as complicações da vida, as dificuldades individuais, os impasses que cada um vive vão se acumulando e a falta de diálogo ou uma comunicação pouco assertiva acaba por enfraquecer o relacionamento, campo fértil para que as brigas se acumulem e as soluções se tornem cada vez mais escassas.

No consultório, a maior parte dos casais que procura terapia já estão muito desgastados, já é um casal adoecido, magoado e frágil. É essa imagem do post, estão literalmente de coração partido e muitas vezes a “solução” da terapia é a separação. Muita gente até brinca que é melhor não ir para terapia porque os casais acabam se separando. Na verdade, essa separação iria acontecer de qualquer maneira, não foi a terapia que levou a isso, mas pode ter sido o caminho para entender que a relação terminou e conduzir o processo da melhor maneira possível para os envolvidos. Então temos aqui uma solução!

A outra solução possível é o casal realmente se entender e voltar a uma vida mais equilibrada emocionalmente. A terapia irá ajudá-los a restabelecer o diálogo, a encontrar novas alternativas de lidar com os problemas, a amplificar a escuta. Mas para que isso aconteça é necessário que ainda exista esse desejo dos dois lados, que os dois queiram se envolver, queiram repensar suas atitudes, se responsabilizem pelo que dá certo e pelo que dá errado na relação.

Portanto, a terapia serve de ferramenta para entender qual é a solução que cabe para cada casal.

Pensando de forma preventiva, o ideal seria que o casal buscasse ajuda antes de chegar ao ponto do “coração partido”, quando percebessem que os impasses estão cada vez mais intensos e repetitivos.