Quem sou eu?

Foto de Luisa Bauke

Olá! Sou Luisa Bauke, Psicóloga e Psicanalista, com diversas especializações na área.

Já tenho mais de 20 anos de atuação, trabalho com adultos e casais que buscam desenvolver o autoconhecimento, alcançando maior compreensão sobre si mesmos e suas emoções.

Atendo pessoas no Brasil e brasileiros que vivem em outros países e já auxiliei centenas de pessoas em seus processos terapêuticos.

Também já me dediquei a Psicologia Organizacional, tendo atuado em grandes empresas nacionais e internacionais.

Na psicologia temos várias abordagens terapêuticas e a minha é a Psicanálise.

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no final do século XIX e se mantém viva e atualizada, com inúmeros autores que continuaram a trajetória de Freud.

O principal conceito da psicanálise é o Inconsciente, para onde pensamentos, sentimentos e emoções reprimidas ficam inacessíveis à consciência, gerando sintomas físicos ou emocionais.

Através da fala livre (psicoterapia), em um ambiente seguro e sem julgamentos, esses conflitos inconscientes vão sendo trazidos a consciência para que possam ser compreendidos, dando lugar a emoções mais organizadas.

E como isso funciona na prática?

As sessões são semanais, o que favorece o encadeamento das discussões e reflexões sobre os pontos trabalhados. Na psicanálise não existe um tempo definido de tratamento, já que o processo é único e respeita o tempo e a necessidade de cada pessoa.

O psicólogo/psicanalista não defini o tema da sessão, o paciente é incentivado a trazer o que julgar pertinente, portanto, o paciente é o grande protagonista do processo terapêutico. O profissional irá ajudá-lo a percorrer esse caminho, auxiliando na ampliação do pensamento.

E para não perder a piada... Psicanalistas não dormem nas sessões e não ficam mudos! Isso só acontece nos filmes e novelas!!!

Aparições na mídia